III – TERCEIRA PARTE – ORDEM DO DIA
3.1 Apresentação de Projetos:
3.1.1 Projetos de iniciativa do Executivo:
- Projeto de Lei nº 73/2025, de autoria do Executivo Municipal, encaminhado através da Mensagem n.º 44, de 31 de outubro de 2025, que “Autoriza a doação, com encargos, dos bens imóveis que menciona pertencentes ao Município de Alfenas e dá outras providências”.
- Projeto de Lei nº 74/2025, de autoria do Executivo Municipal, encaminhado através da Mensagem n.º 46, de 07 de novembro de 2025, que “Altera a Lei Municipal n. 5.109 de 16 de dezembro de 2021, que "Autoriza permuta de áreas públicas por obras e serviços públicos e dá outras providências".
3.1.2 Projetos de iniciativa do Legislativo:
- Projeto de Decreto Legislativo nº 53/2025, de autoria da Vereadora Maria Idalina da Silva, que “Concede Título de Cidadã Honorária à Sra. Soloni Chagas Viana”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 54/2025, de autoria da Vereadora Maria Idalina da Silva, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Denis Glaudino Silva”.
- Projeto de Decreto Legislativo nº 55/2025, de autoria da Vereadora Maria Idalina da Silva, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Sr. Jeremias Nicanor Alves Moreira”.
3.2 Discussão e Votação de Proposições:
3.2.1 Discussão e Votação em Único Turno:
a) Requerimentos:
(Discussão: tempo máximo de 2 minutos para o autor e 1 minuto para os demais).
- Requerimento nº 134/2025, de autoria do Vereador Matheus Paccini Pereira.
Assunto: Requeiro ao Senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário, o seguinte:
Apresentação de um calendário oficial, com datas definidas, referente à regularização dos seguintes direitos trabalhistas dos servidores da Prefeitura Municipal de Alfenas:
I – Vale-refeição
II – Horas extras pendentes
III - Férias não quitadas.
- Requerimento nº 135/2025, de autoria do Vereador Ednilson Francisco Neto.
Assunto: O Vereador que este subscreve, nos termos regimentais, vem requerer que seja encaminhado o presente requerimento ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Educação, para que prestem esclarecimentos sobre a situação atual da Escola Municipal Polivalente, especificamente em relação às reduções de turmas do 6º ano.
Considerando que, até o dia 18 de julho de 2025, havia 9 (nove) turmas de 6º ano em funcionamento, e que, a partir do dia 04 de agosto de 2025, esse número foi reduzido para 7 (sete) turmas, REQUER-SE as seguintes informações formais:
1. Por qual motivo houve a redução de 2 (duas) turmas de 6º ano na Escola Municipal Polivalente?
2. Esta redução resultou em demissão ou dispensa de professores, servidores, estagiários, auxiliares ou qualquer outro profissional vinculado à escola?
3. Existe no planejamento da Secretaria Municipal de Educação alguma previsão de redução de mais turmas na Escola Polivalente ainda para o ano letivo de 2025 ou para 2026?
4. Qual é o estudo técnico, administrativo ou pedagógico que embasou a decisão desta redução de turmas? Considerando que essa decisão no meio do ano letivo pode gerar prejuízo no ensino.
Favor encaminhar cópia (se houver) do documento oficial ou ato administrativo (memorando, nota técnica, planejamento, instrução interna ou outro) que justificou essa decisão.,
- Requerimento nº 136/2025, de autoria do Vereador Thalles Silva Gomes.
Assunto: Requeiro ao Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário, que seja oficiado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Alfenas, com cópia à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam prestadas informações detalhadas e adotadas providências pertinentes quanto à estrutura de atendimento cardiológico existente no município, bem como sobre o planejamento e os investimentos voltados à ampliação e qualificação desses serviços.
· Quais serviços de cardiologia estão atualmente disponíveis na rede municipal e conveniada, incluindo consultas, exames, internações e procedimentos;
· b) Se há atendimento cardiológico de urgência 24 horas na Santa Casa de Alfenas, inclusive com cobertura pelo SUS;
· c) Quantos profissionais cardiologistas estão credenciados pelo SUS e em efetiva atuação no município;
· d) Se existem filas de espera para consultas, exames ou procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia e cirurgias cardíacas;
· e) Qual é o fluxo de regulação e encaminhamento de pacientes com suspeita de infarto ou outras urgências cardíacas;
· f) Quais investimentos recentes e planejados estão sendo feitos na área de cardiologia, especialmente na ampliação do setor de hemodinâmica;
· g) Se existe planejamento para habilitação definitiva dos serviços junto ao Ministério da Saúde e demais esferas do SUS.
· Que sejam estudadas medidas para:
· a) Firmar novos convênios e parcerias com clínicas locais e regionais para ampliação dos atendimentos e exames cardiológicos;
· b) Implantar programas de prevenção e acompanhamento de doenças cardiovasculares na rede básica de saúde;
· c) Garantir transparência pública dos dados de atendimento e tempo de espera;
· d) Disponibilizar número de contato específico para regulação e transporte de pacientes em situações de urgência cardíaca.
- Requerimento nº 137/2025, de autoria do Vereador Márcio Fernando Costa (Dunga)
Assunto: Requeiro ao Senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário, o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, bem como aos setores competentes (Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Fazenda, Setor de Licitações, Controle Interno e demais áreas correlatas), solicitando informações detalhadas sobre todos os contratos, fornecedores e empresas terceirizadas que prestam serviços ao Município de Alfenas/MG.
Considerando o dever constitucional de fiscalização dos atos do Poder Executivo, especialmente quanto à legalidade, economicidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos, requer-se o envio das seguintes informações:
1. Sobre Contratos e Licitações Vigentes
a) Relação completa de todos os contratos vigentes firmados pelo Município e suas autarquias, contendo para cada um:
• Nome da empresa contratada;
• Objeto do contrato;
• Número e modalidade da licitação que originou a contratação;
• Data de início e término;
• Valor total contratado e eventuais aditivos (com data e justificativa);
• Situação atual: ativo, suspenso ou rescindido.
b) Quais empresas venceram licitações nos últimos 24 meses e para quais serviços?
c) Há contratos emergenciais em vigência?
d) Os serviços estão sendo executados conforme previsto em contrato?
e) Existe fiscalização da execução contratual?
f) Qual setor é responsável pela fiscalização?
g) Houve aplicação de multas, advertências ou penalidades a empresas contratadas nos últimos 24 meses?
2. Sobre Fornecedores e Empresas Terceirizadas
a) Relação de todas as empresas terceirizadas prestando serviços ao Município, especificando:
b) As empresas contratadas possuem toda a documentação atualizada exigida por lei?
c) Quais são os valores pagos mensalmente nos últimos 12 meses a cada fornecedor e empresa prestadora de serviços?
b) Moções:
- Moção nº 98/2025, subscrita pelo Presidente Matheus Paccini Pereira.
Assunto: MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região – CREFITO-4 MG, pela relevante atuação em defesa e valorização das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, bem como pelos expressivos serviços prestados à sociedade mineira, especialmente no município de Alfenas.
- Moção nº 99/2025, subscrita pelo Vereador Evanilson Pereira de Andrade.
Assunto: MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS aos trabalhos realizados pela servidora pública Sra. Débora Regina da Silva, diretora da Escola Municipal Dr. João Januário de Magalhães (CAIC) e toda a sua equipe de trabalho ( professores (as), servidores administrativos, serviços gerais e a todos os colaboradores da Escola CAIC) da Prefeitura Municipal na cidade de Alfenas – MG.