Discussão e Votação em Único Turno:
a) Requerimentos:
- Requerimento nº 51/2025, de autoria do Gilmar Costa da Silva.
Assunto: Requeiro ao Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário e com fulcro no artigo 106 da Resolução nº 04/2016, Regimento Interno desta Casa, que informe a esta Casa Legislativa, as seguintes indagações relacionadas a um terreno situado nas adjacências do Batalhão da Polícia Militar, no bairro Jardim São Carlos II, sendo:
1- o referido terreno é de propriedade do Município de Alfenas?
2- em caso positivo, qual a intenção de uso específico do referido terreno?
3- o terreno foi objeto de doação a algum órgão público, empresa, entidade ou cidadão? Se sim, informar a data e o número da lei que autorizou a doação; o(s) beneficiário(os) e a finalidade da doação e especificar as condições impostas à doação.
- Requerimento nº 52/2025, de autoria do Vereador Thalles Gomes.
Assunto: Requeiro ao Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário e com fulcro no artigo 106 da Resolução nº 04/2016 – Regimento Interno desta Casa Legislativa, as seguintes informações, com base na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e demais normativas pertinentes.
1. Pacientes cardiológicos:
• Número atual de pacientes cardiológicos cadastrados ou em acompanhamento.
• quantos novos pacientes foram incluídos na rede nos últimos 12 meses?
2. Filas de espera:
•. Quantos pacientes aguardam:
• Consultas com cardiologistas?
• Exames específicos (ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, cateterismo, etc.)?
• Cirurgias cardíacas (discriminando por tipo)?
•. Qual o tempo médio de espera em cada caso?
3. Justificativas e gargalos:
•. Quais os motivos do acúmulo de pacientes em fila?
• Déficit de profissionais?
• Falta de estrutura física ou de equipamentos?
• Problemas de regulação?
4. Unidade de referência:
• Qual é a unidade de referência cardiológica (média e alta complexidade) do município ou região?
• . Essa referência está sendo efetivamente utilizada?
•. Se não, qual o motivo (restrições técnicas, administrativas, logísticas, etc.)?
5. Recursos e estrutura:
•. Quantos profissionais cardiologistas atuam na rede pública local?
•. Existe carência de profissionais? Há previsão de contratação?
•. Quantos leitos e salas especializadas existem para procedimentos cardiológicos?
6. Regulação e encaminhamentos:
•. Quais os critérios para priorização dos pacientes cardiológicos na fila?
•. Existem protocolos estabelecidos para triagem?
•. Quantos pacientes foram encaminhados à unidade de referência nos últimos 12 meses?
7. Ações de enfrentamento:
•. Que medidas estão sendo adotadas para reduzir filas e agilizar os atendimentos cardiológicos?
•. Existem metas ou programas específicos voltados à cardiologia?
- Requerimento nº 53/2025, de autoria conjunta dos Vereadores Maria Idalina da Silva e Ednilson Francisco Neto:
Assunto: Informações referentes ao mutirão para realização de exames médicos voltados à redução das demandas reprimidas no município:
1. Informar se os exames listados abaixo, conforme oficio nº 35/2025 referente ao Requerimento 28/2025 recebido da Secretaria Municipal de Saúde que atualmente aguardam agendamento na fila estão sendo contemplados na sua totalidade pelo mutirão realizado:
Ultrassonografia – 3.306
Endoscopia - 808
Eletrocardiograma – 1.432
Colonoscopia – 1.545
Ecocardiograma transtorácico – 1.166
Eletroneuromiografia - 277
Doppler de MMII - 1868
2. Em caso negativo, esclarecer quais exames ainda permanecem na fila de espera, qual o número de pacientes pendentes, e se há previsão para o atendimento.
3. Informar se há previsão de inclusão de outros exames ou consultas no mutirão. Se sim, especificar quais serão contemplados e quantos pacientes estão previstos para atendimento.
4. Esclarecer quem é o responsável técnico pelo controle e avaliação dos pacientes e pela liberação dos exames conforme especialidade e necessidade médica. Informar se essa atribuição é realizada pelo médico do setor de Controle e Avaliação.
5. Em sendo este o responsável, informar o nome completo do médico que exerce essa função no município.
6. Informar também qual é o servidor responsável pelo acompanhamento da agenda.
- Requerimento nº 54/2025, de autoria do Vereador Márcio Fernando Costa:
Assunto: Requeiro ao Senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário e com fulcro no artigo 106 da Resolução n° 04/2016, especialmente o que preconiza o §3°, inciso VI, do Regimento Interno desta Casa Legislativa, que informe ao meu gabinete a seguintes indagações:
1) - Por que as emendas impositivas que recebi e destinei para a ampliação e reforma na Creche do Cemei - Professor Leco (Pinheirinho), ainda não foram aplicadas neste local?;
2) - Qual a previsão para e conclusão das melhorias solicitas?;
3) - Por que houve a retirada de uma árvore no local, sinalizando o início os trabalhos, se mesmo não teve andamento?
- Requerimento nº 55/2025, de autoria do Vereador Jefferson dos Reis Padilha Gonçalves (Jefferson Guigui):
Assunto: O Vereador que este subscreve, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem respeitosamente requerer, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, que sejam prestadas as seguintes informações relativas aos procedimentos oftalmológicos realizados pelo Município de Alfenas:
1. A Prefeitura Municipal mantém convênio, contrato ou qualquer outro tipo de parceria com as empresas Oftalmocentro Alfenas, Inovare e Life Med para realização de atendimentos oftalmológicos?
2. Como estão sendo realizados, desde o ano de 2024, os atendimentos oftalmológicos, incluindo consultas, exames de imagem (como ultrassonografia), cirurgias de catarata e demais procedimentos? Há recursos destinados por deputados ou parlamentares para o custeio dessas ações?
3. Algum desses procedimentos foi divulgado ou identificado com o nome de candidato a vereador nas eleições de 2024? Em caso positivo, quantas pessoas foram atendidas nesse projeto?
4. Considerando a existência de procedimentos oftalmológicos gratuitos realizados inclusive nos meses que antecederam as eleições de 2024, a Prefeitura tem conhecimento se tal projeto ainda está em funcionamento?
5. Quem são os servidores públicos responsáveis por acompanhar a disponibilidade de vagas e informar os cidadãos sobre marcações de consultas e procedimentos oftalmológicos?
6. Além de Alfenas, o Município de Poço Fundo tem prestado atendimentos oftalmológicos à população alfenense? Caso afirmativo, quem são os responsáveis pela análise, autorização e encaminhamento desses procedimentos?
7. Em relação à demanda reprimida, é permitido que cidadãos organizem o transporte de pacientes para realização de atendimentos oftalmológicos em outros municípios, mesmo sem intermediação da Secretaria de Saúde?
- Requerimento nº 56/2025, de autoria do Presidente Matheus Paccini Pereira.
Assunto: Requeiro ao Senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário e com fulcro no artigo 106 da Resolução n° 04/2016, especialmente o que preconiza o §3°, inciso VI, do Regimento Interno desta Casa Legislativa, esclarecimentos quanto à indisponibilidade das linhas telefônicas das secretarias/setores do Poder Executivo que prestam serviços públicos essenciais aos cidadãos, sendo:
I- Qual o motivo da queda ou da instabilidade das linhas telefônicas?
II- Quais setores estão sendo afetados?
III- As providências que estão sendo tomadas para resolver o problema?
IV- O prazo estimado para a normalização dos serviços de telefonia?
b) Moções:
- Moção nº 28/2025, subscrita pelo Vereador Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho)
Assunto: MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS aos servidores públicos, colaboradores (as) do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do bairro Santos Reis na cidade de Alfenas-MG.
- Moção nº 29/2025, subscrita pelo Presidente Matheus Paccini Pereira.
Assunto: MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS à Dra. Marina Bruzadelli V. Silveira, pelo relevante serviço realizado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e por sua preciosa colaboração junto à Escola do Legislativo “Professor Edson Antônio Velano”.